Dicas para Criar Anúncio Que Vende

Já falamos aqui sobre tráfego pago e suas funcionalidades, sobre Facebook Ads e como utilizar sua conta Business. Agora vamos ver um pouco sobre como fazer anúncio que realmente vendem e tem impacto nas pessoas que o vêem.

O que é Publicidade/Anúncio?

Pode-se dizer que a publicidade é nada mais que uma forma de multiplicar seus vendedores. Colocar Vários vendedores para trabalhar para você ao mesmo tempo.

Publicidade escrita, copywriting, e nada mais que a arte de vender no papel. O intuito desse modelo de vendas, é realizar uma venda com palavras persuasivas de forma escrita, do mesmo jeito que um comercial na televisão mas, feito de forma escrita.

Assim como o Claude Hopkins escreveu em seu clássico atemporal,

Publicidade Cientifica:

“Para compreender corretamente a publicidade ou até mesmo para aprender os seus rudimentos deve-se começar com a percepção correcta.

A publicidade é a arte de vender. Os seus princípios são os princípios da arte de vender. Os sucessos e fracassos em ambas as linhas são devidas a causas parecidas. Assim, cada questão publicitária deve ser respondida pelos padrões do vendedor. “

 “Vamos enfatizar esse ponto. A única finalidade da publicidade é fazer vendas. É rentável ou não de acordo com suas vendas. “

Esse ponto de partida é a essência do nosso artigo.

Não os trago histórias e conteúdos sem fundamento, tudo aqui foi testado ao longo do tempo de várias formas diferentes para que pudesse ser feito com um grande percentual de ganhos.

Mas, nunca se esqueça de testar essas técnicas antes de utiliza-las em grandes campanhas,

Com pequenas mudanças de vez enquando, pode-se ou não, aumentar as taxas de resposta de forma eficiente e eficaz.

Anúncio que Vende: Faça por eles, e Não pelo Dinheiro.

Resultado de imagem para anuncios

Mas como assim não pelo dinheiro? Seu retorno é muito mais garantido quando você se concentra em gerar resultados para sua audiência, gerar valor em suas vidas.

As pessoas não compram coisas simplesmente por acaso, elas precisam ser tocadas para que haja algum tipo de ação após isso.

A verdade é simples amigo. Quando seu cliente em potencial lê o seu anúncio, a única coisa que ele vai estar se perguntando desde o início é: “o que que eu ganho com isto?”

Se o seu texto ou criativo não tem nada a lhe dizer, seu anúncio irá parar no lixo mais rápido antes mesmo que ele possa vir a ler o título.

O maior erro dos anunciantes infelizmente é ainda focar neles como uma empresa. Há quanto tempo operam no mercado, quais são os seus maiores clientes, que já tem dez anos de pesquisa e milhões de dólares no desenvolvimento do produto, blá, blá.

Não estou dizendo aqui que esses pontos não são importantes para o seu cliente. Mas você deve expressar de forma que seja interessante ao seu potencial cliente. Lembre-se, uma vez que o anúncio seja jogado no lixo, você perde sua venda.

Ao escrever os textos dos anúncios, ajuda muito você, a pensar que está escrevendo uma carta escrita para um velho amigo seu. Na verdade, eu muitas vezes imagino um amigo meu que se encaixa melhor no perfil dos meus compradores.

O  que você diria a seu amigo para o convencê-lo a comprar o seu produto? Como posso segmentar as objeções do meu amigo e as suas crenças para me ajudar?

Quando Você escreve há um amigo, você vai com certeza utilizar pronomes como “eu” e “você”. Ao tentar convencer o seu amigo, você poderia dizer: “Olha, eu sei que você acha que já tentou todos os aparelhos ai fora. Mas você deve saber que…”

E isso vai além de apenas escrever na segunda pessoa. Aprenda a tratar os seus cliente como “Você” nos seus textos. O fato é que há milhares de anúncios de sucesso que não foram escritos na segunda pessoa. Alguns são escritos totalmente em perspectiva da primeira pessoa, onde o escritor usa “eu”. Outras vezes, a terceira pessoa é usada, com “ela”, “ele” e “eles”.

Anúncios que Vendem: Realçar os Benefícios, e não as Características

Quais são exatamente essas características? Elas são descrições das qualidade que um produto possui.

  • Moto XYZ faz 50 quilômetros por litro na cidade
  • O Quadro é feito de um aço leve e durável.
  • Esta base de dados tem um sistema interno de busca de dados.

Quais são os seus benefícios? Eles são o que significam os resultados para os seus clientes em potencial.

Você vai conseguir economizar dinheiro com o gás e reduzir os poluentes ambientais quando você usa o nosso carro híbrido de energia econômica de alto desempenho.

“Além disso, você vai sentir a potência extra quando você estiver a passar pelos outros carros, é a cortesia do motor elétrico eficiente, que eles não têm!”

Estes exemplos de anúncios já são o suficiente para você ter a noção do que estou passando aqui pra você.

Você não esta escrevendo para impressionar o seu professor de português ou ganhar um prêmio. O que vale aqui é ter um texto que faça bastante vendas para você, sua intenção aqui é que seu texto seja lido, e não admirado!

Mas voltando aos benefícios …

Se você estivesse vendendo um relógio caro, você não iria dizer ao seu leitor que o rosto do relógio é de 5 centímetros de diâmetro e pulseira é feita de couro.

Você deve mostrar-lhe como a face extra-grande vai lhe dizer o tempo num piscar de olhos. Ahhh pois! Ele não quer ter que andar procurando as horas no relógio e parecer tolo em frente a todos à sua volta tentando ler este relógio magnífico. 

E que tal a forma como ele projeta sucesso e carisma quando ele usa o relógio de ouro com a sua bela pulseira de couro de  artesanato personalizada? Como o seu amor o vai achar irresistível quando ele está todo arrumado para sair, usando o relógio. Ou como o status e beleza do relógio irão atrair as senhoras.

Aliás, você notou que eu realcei que ver bem é um benefício? Será que isso parece um benefício bobo? Não, se você está vendendo aos baby boomers que sofrem de visão degradada. 

Trabalhar o Emocional em Seus Anúncios

Resultado de imagem para anuncios

Como eu irei trabalhar o emocional dos meus potenciais clientes?

Lembre-se do que eu falei em outros artigos, caso não tenha visto, vou deixar aqui para que você leia e entenda melhor.

Antes de todo e qualquer processo de criação, você precisa entender quem é o público com qual você irá trabalhar, no caso, você precisa montar sua persona.

  • As dores
  • Os problemas enfrentados pela sua persona
  • Suas conquistas e derrotas
  • Seus maiores medos
  • Que tipo de solução ela busca

Isso e mais algumas outras coisas que estão inteiramente ligadas ao público-alvo que você quer alcançar.

Agora, por que essa busca pela sua Persona Compensa tanto?

Um vendedor sabe como fazer as perguntas que irão dizer quais os botões carregar rapidamente. Quando você está escrevendo o seu texto de vendas, você infelizmente não tem esse luxo.

Por esse motivo é que é muito importante conhecer antecipadamente os desejos, as necessidades e as buscas dos seus clientes. Se você não fizer isso, seu cliente irá tomar a decisão de manter o seu dinheiro consigo do que comprar o seu produto, isso é fato. Lembre-se, copywriting é o vendedor em papel!

“Pessoas não gostam de ser vendidas. Mas elas gostam de comprar”

Provas do seu Anúncio

Resultado de imagem para anuncios

O mais importante quando o cliente lê o seu anúncio, é a certeza de que ele acredita em todas as reivindicações que você faz sobre o seu produto ou serviço. Porque se há alguma dúvida na sua mente, ele não vai morder, não importa o quão doce é o negócio.

De fato, a mentalidade “bom demais para ser verdade” praticamente irá garantir ter uma venda perdida … mesmo que seja tudo verdade.

Então o que você pode fazer para aumentar a percepção da credibilidade?

Porque no afinal de contas, é a percepção que você precisa resolver. Mas é claro que você também  deve certificar que o seu texto é preciso e verdadeiro.

Vou deixar aqui alguns métodos testados e comprovados para lhe ajudar nisso:

Se está lidando com os seus clientes existentes que já sabem que você entrega o prometido, enfatize essa confiança

Incluir depoimentos e as famosas “provas sociais” de clientes que já compraram de você e que estão satisfeitos com a compra.

O Ponto único de Venda

Resultado de imagem para anuncios

È o que faz a separação do seu produto ou serviço dos seus concorrentes. Vamos dar uma olhada em uma proposta de venda única para um produto;

1) Preço mais baixo – Se você tem o seu negócio publicitado na área dos preços baratos, ostente-o. O Wal-Mart fez este PUV famoso ultimamente, mas não é novo para eles.

2) Qualidade Superior– Se ele supera o produto do seu concorrente ou é feito com materiais de alta qualidade, é uma boa aposta que você use este fato para ter vantagem. 

3) Atendimento – Se você oferecer um serviço superior em relação ao seu concorrente, as pessoas vão comprar a você. Isto é especialmente verdadeiro em certos mercados que estaõ muito relacionados com serviços: longa distância, provedores de Internet, televisão por cabo, etc

4) Direitos Exclusivos – O meu favorito! Se você poder legitimamente alegar que o seu produto é protegido por uma patente ou com direitos autorais, contrato de licenciamento, etc, então você tem um direito exclusivo como vencedor. Se você tem uma patente, até mesmo o Presidente tem que comprar a você.

Bem, o seu produto ou serviço não é diferente do seu concorrente? Eu discordo, porque há sempre diferenças. O truque consiste em transforma-las numa vantagem positiva para você. Então como podemos fazer com relação a este cenário?

Uma maneira é apresentar algo que sua empresa tem desenvolvido internamente que mais nenhuma outra empresa faz. 

A estrutura AIDA

Resultado de imagem para anuncios

Essa é a estrutura mais utlizada em grandes páginas de vendas, mas o que significa AIDA?

  • Atenção
  • Interesse
  • Desejo
  • Ação

O primeiro de tudo é capturar a atenção do seu cliente. Pode ser feito com seu título. Se o anúncio não consegue captar a atenção do seu cliente em potencial, ele falha totalmente.

O seu cliente não lê o seu texto estrela, e não encomenda o seu produto ou serviço.

Em seguida você constrói um forte interesse no seu cliente. Você quer que ele continue lendo, porque se ele continuar a ler, ele irá comprar.

A seguir, você canaliza um desejo. Ter um público alvo pra isso, é realmente a chave, pois, você não esta tentando criar um desejo em alguém que não tem. Você quer capitalizar um desejo que ja existe, que o seu cliente pode ou não saber que ele já tem.

E você quer que o seu cliente deseja a experiência que o seu produto ou serviço oferece.

Finalmente, chegando ao que interessa. Aqui é onde você irá apresentar a chamada para ação. Você quer que ele pegue o telefone, assista a apresentação de vendas, encomende o seu produto ou seja o que for.

Você precisa simplesmente pedir a venda (ou uma resposta, se o objetivo final é este)

Você não irá querer rodeios nessa altura do campeonato. Se a sua AIDA for sólida e bem estruturada, é aqui onde você apresenta os termos da sua oferta e deseja que o cliente em potencial haja!!

Observação para o seu anúncio: Urgência

No momento em que você passa a limitar a oferta do seu produto ou serviço, de alguma forma (ou seja, venda limitada), A procura tende a aumentar. Em outras palavras, as pessoas geralmente respondem melhor a uma oferta se eles acreditarem que a oferta está prestes a acabar, de alguma forma.

E, claro, o oposto também é verdadeiro. Se o cliente souber que o produto estará disponível sempre que ele precisar, não haverá necessidade de compra naquele momento.

E quando o seu anúncio é colocado de lado pelo seu cliente, as chances de fechar uma venda diminuem drasticamente.

Com isso, todo o seu trabalho é para fazer com que os seus clientes comprem, e comprem agora. Usar a escassez de vender é uma ótima maneira de conseguir isso.

Existem basicamente três tipos de limitações:

1 – Escassez de quantidade

2 – Escassez do tempo

3 – Limitar a oferta

Conclusão

Todo o processo de criação do seu anúncio requer cuidado, requer o olhar minucioso para que não haja condições do seu potencial cliente fugir e não comprar o seu produto e serviço.

Quando sua estrutura é feita de forma correta e de grande qualidade, o seu anúncio venderá sozinho, com apenas a ajuda de analise para avaliar seu desempenho com o tempo.

O trabalho não é simples, mas consiste em ser totalmente satisfatório. Obrigado pela sua leitura, e fique a vontade para ler mais sobre alguns dos nossos outros artigos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *