Como Criar um Blog Corporativo

Por que uma empresa em pleno 2021 teria a ideia de criar um blog corporativo? Qual seria a função do blog para o alcance do objetivo final, que é o relacionamento e a interação com o cliente.

Pois bem, hoje iremos falar sobre tudo isso e mais um pouco para que você tenha em mente que criar um blog para ser reconhecido com sua marca na internet hoje é quase que obrigatório se realmente pretende alçar grandes voos.

Marketing de Conteúdo é a Base para o Mundo moderno.

È bastante raro que o comprador chegue até uma empresa sem conhecer seus produtos ou sem ter a mínima noção de como ela pode ajudá-lo a resolver problemas.

Usuários utilizam as ferramentas digitais para tirar dúvidas e encontrar soluções. Assim, consomem muito conteúdo online e aprendem mais sobre negócios que podem ser úteis para eles. E onde eu entro com o Marketing de Conteúdo? O meio para que você crie conteúdos relevantes para o seu público-alvo, e atingi-los através das buscas do Google é o Marketing de Conteúdo.

O Marketing De conteúdo consiste em criar conteúdo em seu blog, relacionados a sua persona. Isso facilita a interação e o relacionamento entre você e seus cliente, fazendo com que eles venham a comprar agora ou em um futuro próximo.

Blog Corporativo: Inbound

Modelo, Layout De, Sítio Web, Blog

Inbound Marketing é uma das melhores ferramentas para gerar leads (contatos). Criar conteúdo para engajar seu público, e criar relacionamento é indispensável. E é ai que o conteúdo entra com a tática muito relevante dentro do inbound marketing. Grande parte da automação dentro do inbound consiste em enviar o conteúdo certo, na hora certa e para a pessoa certa. Logo, o Marketing de conteúdo produz e disponibiliza todo o material relevante que será usado no inbound Marketing para as personas, tanto nos fluxos de nutrição, anúncios e demais canais como na aquisição orgânica de tráfego para o blog da empresa.

Conteúdo se integra a diversas estratégias Conteúdo não se limita a blogs. Apesar de eles serem o principal canal para disseminar ideias e informações, você pode utilizar esse material em outros meios da sua estratégia de Marketing Digital.

Por que investir em Conteúdo para o blog.

Para começar, é preciso falar que começar a fazer marketing de conteúdo é relativamente barato. Você precisa de um domínio, um blog e conteúdo! Você pode começar a criar esses materiais internamente, contando com a ajuda dos seus colaboradores e criando um planejamento básico de conteúdo.

Basicamente, isso é o que você precisa para iniciar uma estratégia e começar a fazer Marketing de Conteúdo na sua empresa.

Porém, para dar o próximo passo e levar a sua estratégia para o próximo nível, contar com um parceiro especializado é uma excelente ideia.

Você se torna um Especialista no Mercado

Estatística, WordPress, Web, Dados

Em meio as opções variadas, as pessoas tendem á escolher empresas que são diferentes. Não necessariamente em sua comunicação ou na cor do seu logo, mas no seu conhecimento sobre a sua área de atuação. Ao escolher um médico, por exemplo, você com certeza irá preferir um especialista ou um clínico geral? No mercado funciona da mesma maneira.

Os leads querem comprar da empresa que sabe o que está fazendo, que se destaca pelo conhecimento que tem do segmento, do produto e de suas soluções. Isso o tornará uma referência. A criação de conteúdo mostra aos seus clientes que tu tens o domínio e os conhecimentos necessários para criar os produtos e serviços de qualidade e também sobre aspectos que não estão diretamente relacionados ao negócio.

Tal como aconteceu com as mídias sociais, agora o Marketing de Conteúdo já deixou para trás o estágio de encantamento, passando para um momento diferente onde precisa provar o seu ROI (Retorno sobre o Investimento). Essa prova é, sem dúvida, um dos grandes desafios de qualquer profissional de marketing: quanta receita o Marketing de Conteúdo pode trazer.

Para muitos, conseguir medir o sucesso comercial do Marketing de Conteúdo ainda é muito difícil, o que faz com que muitos profissionais de marketing se baseiem em resultados que, às vezes, são mais fáceis de justificar, como o engajamento (curtidas, compartilhamentos, retweets). Porém, empresas são negócios e negócios precisam ter lucro. Falar apenas em engajamento não vai garantir que o gestor acredite na proposta.

Mesmo que todo profissional de marketing entenda que quando se escreve com qualidade sobre o seu ramo de atuação é possível transmitir informação relevante aos visitantes, ganhar novas oportunidades de negócio, passar a ser referenciado como uma autoridade no assunto e, claro, criar e estreitar o relacionamento com a sua base de contatos, isso nem sempre fica claro para a liderança da empresa.

Por mais que não faltem motivos para encarar o Marketing de Conteúdo como um dos pilares do sucesso no Marketing Digital, ainda assim você precisa justificar o valor dele.

Isso porque muitos CEOs e empresários não entendem como o Marketing de Conteúdo funciona – vários, inclusive, desconhecem a terminologia. Por essa razão é essencial que os profissionais de Marketing Digital encontrem uma maneira nova e mais simples de explicar o seu valor e funcionamento. Como tomadores de decisão na empresa, é imprescindível que eles entendam e apoiem a ideia.

 O início do Blog

Programador, Programação, Código

Não entrarei em conteúdo de criação de persona e todo processo de estratégia para criação de conteúdo, pois aqui no meu site já existe muito sobre esse assunto, basta clicar aqui para ser direcionado para o post relacionado antes de continuar aqui.

Entender melhor as etapas sobre sua persona e criação de conteúdo para seu público é extremamente importante para determinar quais conteúdos deverão ser criados. Somente conhecendo esses passos você consegue fazer seu visitante ou lead evoluir até o fim do processo.

Isso deve ser feito de preferência antes mesmo de iniciar a produção de conteúdo. Se o processo já está em andamento, reforçamos a importância de fazer essa análise para guiar o que deve ser feito daqui para a frente.

Como o Exemplo de João, se eu sei quais são as necessidades dele em cada estágio, sei o que oferecer para facilitar sua evolução na jornada até a compra.

Processo de Construção do Blog

Antes de tudo se a ideia é construir um blog para sua empresa, tenha em mente de ter um bom editor para a construção do seu conteúdo.

Conteúdo sem valor e ou copiado, é conteúdo irrelevante para o seu público-alvo, então escolher alguém totalmente profissional para criar ótimos artigos para o blog, artigos exclusivos e originais é algo essencial para se obter resultados significativos em seu negócio.

Título

Não pense que criar um blog é só contratar um serviço de hospedagem e domínio, criar conteúdo e pronto! Nada disso.

Você precisa trabalhar o interior do seu blog, o título é uma das partes de suma importância para atração de visitantes. Veja exemplos;

  • Como ganhar dinheiro com blog.
  • Como criar artigos para blog.
  • 7 passos para emagrecer.

Você vê a forma em que é criado esses títulos? Você simplesmente mostra “como fazer” e logo em seguida o “dinheiro com blog” o benefício/solução para um determinado problema do seu cliente. Você precisa mostrar a ele que você tem a resolução do problema dentro do artigo, ou um passo a passo, dicas simples rápidas de chegar à solução para o seu problema.

Com certeza, criar títulos de qualidade farão você alcançar seus clientes em potencial dentro do seu blog com muita facilidade.

Palavras-chaves para o seu Blog

Blogar, Blog

Aqui é totalmente baseado na construção de sua persona, o seguimento em que você atua. Por exemplo, eu trabalho no ramo do empreendedorismo e marketing digital, ao você navegar pelo meu site, verá conteúdos relacionados a esses seguimentos. E dentro dos meus conteúdos você verá palavras no título e no texto que se auto correspondem.

Por que fazer isso? Isso ajuda não só no seu ranquamento nas buscas do Google, como também nas pesquisas feitas pelos seus clientes. Se você faz um texto com palavras-chaves de “como comprar um portão”. Quando alguém for na barra de pesquisa do Google e fazer a pesquisa relacionada a portão, pode até não ser o conteúdo do seu artigo, mas, só dele escrever a palavra portão na pesquisa seu artigo estará lá para ele acessar.

Utilizar as palavras-chaves corretamente em seus artigos, trará resultados poderosos de alcance, faça o teste. Verifique outros sites e faça leitura de seus artigos, e você verá na maioria dos sites a palavra-chave dele percorrendo pelos títulos e textos.

Layout Do seu Blog

Resultado de imagem para tema epico

Colocar um tema que se preze para atrair seu público é com certeza pensar um pouco mais fora da caixa, vou ser bem sincero aqui com você. O que tem de sites com temas horrorosos não é brincadeira não viu! Construa seu blog com temas atraentes e que façam seus clientes se impressionarem.

Hoje em dia ficou mais fácil fazer isso com o nosso grande amigo Elementor, você pode simplesmente criar seu site do absoluto zero, do jeito que preferir, eu particularmente recomendo muito o uso desta ferramenta na criação do seu blog.

Seja consistente Em Seu Blog


Você com certeza já ouviu essa palavra muitas vezes em sua vida, e se a sua ideia e construir sua marca na internet, vai continuar vendo ela muito mais então!

A consistência é o que fará o seu negócio ter resultados expressivos e torna-los escaláveis com o tempo. Trazendo isso para um blog corporativo por exemplo, você pode agora começar a incrementar vários artigos de relevância para ele, e quando estiver com 5 á 1 ano de existência.

Terá construído um forte com todo o tipo de artigo que o seu público-alvo irá precisar.

Escrever conteúdos para o seu blog de forma consistente é totalmente necessário para que isso que acabei de citar aconteça. Mais para que que eu preciso fazer isso acontecer?

Orá!! Se o seu blog tiver todas as repostas/ou até resposta de grande valor para o seu cliente me potencial, por que que ele iria perder tempo em outro blog/site?

Manter a constante atualização de conteúdo é com certeza uma das melhores estratégias para quem tem um blog.

Crie as CTA (Chamada para ação)

Botão De Inscrição, Inscrever Se

Faça seu público se conectar com você até mesmo em outras plataformas. Uma das mais utilizadas e que tem um grande poder de reter relacionamento com público é com certeza a lista de e-mail.

Se você faz uma chamada para ação em seus artigos para que seu cliente em potencial deixe seu contato, você conseguirá construir uma grande lista de vendas repentinas.

Dentro de uma mensagem você pode se aproximar mais do seu cliente, mandar atualizações do seu blog, podcasts, broadcasts, webnars, e vender seus produtos é claro.

Mas não faça isso de forma forçada, depois de ter feito tudo isso que eu citei aqui, você simplesmente se tornar um “vendedorzão” para ele, você irá perde-lo com toda a certeza do mundo.

Faça CTAs passivas, mais naturais em seus artigos, não o ataque como se fosse um leão em cima da carne fresca.

As palavras dirigidas da forma correta podem lhe garantir grandes resultados de forma passiva, e ativa dentro do seu blog.

Conclusão

Trabalhar um blog para deixa-lo perfeito ao seu cliente é algo trabalhoso e leva muito tempo, mas, quando está pronto e ativo, recebendo visitas todos os dias. Garanto a você que não faltará vendas.

Acredito ainda hoje que Blog/site é uma das melhores estratégias para se iniciar na internet, claro que você precisa atrair o seu público, mas, a construção feita de forma correta e com qualidade, as pessoas irão chegar de forma natural pelo mecanismo de busca com muito mais frequência ao longo do tempo.

Caso você queira mais detalhes sobre a construção de sua própria estrutura de marketing, recomendo que faça o download do meu E-book Gratuito para ter o passo a passo para iniciar sua própria estrutura Digital. Até mais!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *