Como Ser Mais Produtivo

Ser  produtivo, não quer dizer que você realizará mais!!, mas sim, investir seu tempo e sua atenção de maneira planejada para agregar valor á sua vida, carreira e relacionamentos.

Uma das coisas que pode deixar de considerar é o motivo e a motivação que o impulsiona.

Às vezes, seu desejo de ser produtivo é baseado na crença de que é o que a sociedade espera de você, ou porque você acha que está sendo sobrecarregado com uma carga de trabalho que não sente que pode suportar.

Você irá sentir forte desejo e sensação de se tornar mais produtivo para impressionar por exemplo, os seus colegas de trabalho ou até parecer que está ocupado. Sendo esse tipo razão internas, outras razões externas podem incluir coisas materiais, dinheiro ou fama.

Embora o dinheiro acabe sendo um motivado legítimo para muitas pessoas, é essencial que você veja se existe algo que o impulsiona e o faz ser produtivo.

Se por acaso sua razão de ser mais produtivo for totalmente superficial e não lhe servir como propósito mais elevado para sua vida, há uma chance de que ele simplesmente pare de motivá-lo para baixo da linha, permitindo que sua produtividade caia no mar do esquecimento muito rapidamente.

Dedicar um tempo para considerar o que está impulsionando seu desejo de produtividade acaba sendo necessário. Se você necessita de dinheiro para sustentar sua família, então o amor que você tem por sua família, um forte senso de dever e a determinação absoluta podem ser seus fatores determinantes.

Ou talvez você tenha se encontrado na pobreza, e sua motivação é o desejo de melhorar sua situação e a si mesmo.

Só você sabe o que impulsiona você. Só você sabe o que vai fazer você acordar cedo e trabalhar duro. Só você sabe por que precisa ser mais produtivo.

Infelizmente, não há uma pílula mágica que você possa tomar para consertar sua falta de produtividade. Vai levar tempo e trabalho duro para mudar a forma como você trabalha e antes de ver um aumento permanente em sua produtividade.

O “Por que”, que te Faz ter Produtividade

Laptop, Local De Trabalho, Tabela, Tecnologia

Quando você fala sobre ser produtivo, é bem provável que você ache que isso tem a ver com a capacidade de uma empresa de produzir um determinado número de produtos e serviços durante um único dia.

Ou pode até mesmo pensar sobre custos e recursos envolvidos na criação desses produtos e, avaliar se a empresa é produtiva e lucrativa.

Mas, e quando nos falamos da sua própria produtividade? Como é seu critério de avaliação consigo mesmo? E o quanto você tem sido produtivo como membro de sua comunidade?

Ser alguém produtivo é simplesmente ser capaz de entregar em todas as áreas de sua vida, porque uma pessoa completa em produtividade é alguém que é produtivo tanto em casa como no trabalho.

Você pode muito bem pensar que, desde que você conseguiu fazer muito trabalho em um curto período de tempo que você teve um bom dia e muito produtivo.

Então, há aquelas pessoas que igualam produtividade com sucesso e dinheiro. Eles podem pensar que são produtivos porque têm um carro caro ou uma casa grande.

Outros podem pensar que foram produtivos porque conseguiram realizar atividades que fizeram a diferença na vida dos outros ou na conservação do planeta.

Por fim, ser produtivo significa concluir tarefas específicas em um determinado dia que ajudarão você a atingir as metas que definiu para si mesmo na vida.

Cada trabalho que você faz com sucesso deve levá-lo um passo mais perto de seus objetivos.

O seu Porque De Ser Produtivo

Moda, Acessórios, Bolsa, Produtos De Couro, Sapatos

Quando falamos em produtividade, você deve ser capaz de encontrar o seu porquê. Por que é que você levanta da sua cama logo pela manhã? É por isso que você trabalha duro no escritório? E é por isso que você passa as horas extras estudando?

Fale consigo mesmo, essa é minha motivação? Sua motivação e sua razão para querer fazer as coisas?

Todos somos pessoas diferentes umas das outras, mas é extremamente importante que você descubra qual é a sua motivação e mantenha sempre perto do seu coração.

Antes de começar a se tornar mais produtivo, você precisa ter certeza de que descobriu o seu porquê e de colocá-lo em prática.

Mas, como entrar o seu porquê e como você sabe quando o encontrou?

Quando você encontra o seu porquê, ele irá ressoar profundamente dentro de você. Será um claro e orientador de motivação que irá lembra-lo de permanecer no curso, lembra-lo por que você está escolhendo trabalhar em vez de jogar!

Você saberá quando o encontrar e ficará com você. Se você foi honesto consigo mesmo, então você saberá o seu porque quando você o encontrar.

Gerenciando seu Tempo Para se tornar produtivo

Resultado de imagem para produtividade

O tempo gasto nas tarefas do seu dia a dia deve contribuir para a realização dos seus objetivos. Se você puder fazer isso, terá um dia produtivo.

É exatamente isso que se trata a gestão do tempo, sendo totalmente capaz de usar o seu tempo de forma eficaz e produtiva.

Se você tem sido igual a todo o resto das pessoas, então, provavelmente já tenha olhado para o seu dia de hoje e se perguntado, aonde o tempo passou, especialmente se você não sente que tem algo a mostrar.

Se isso tem sido muito frequente, a primeira coisa que você precisa entender é por que seu tempo não é produtivo. Isso é algo que você pode descobrir rapidamente concluindo as etapas a seguir.

Criar seus espaços Produtivos

Melhorar a produtividade começa com a avaliação do seu ambiente. Dê uma olhada ao seu redor. Veja como as coisas em sua casa estão organizadas.

Você sabe onde encontrar alguma coisa, se precisar, ou suas tarefas diárias são prejudicadas, encontrando as coisas que você precisa para completá-las? Se você não sabe onde estão as coisas quando precisa delas, então é hora de organizar seu espaço.

O objetivo é organizar os espaços onde você mora e trabalha para que tudo tenha um local designado, e no qual tudo tenha um propósito. Nenhuma tarefa em sua casa deve começar com uma caçada.

Você pode rapidamente tornar-se sobrecarregado e exausto por tarefas simples que são atoladas por esses detalhes. Na verdade, muitos projetos e tarefas falham até mesmo para começar, porque o trabalho de preparação é muito assustador.

Limpe sua mente Para ser Mais Produtivo

Resultado de imagem para produtividade

Agora que você tem um espaço de trabalho livre de bagunça, precisa incutir algum foco em sua mente. Para você alcançar seu potencial máximo de produtividade, seu cérebro não pode se concentrar em muitas coisas ao mesmo tempo.

Quando sua mente e corpo estão alinhados, a energia e a inspiração tendem a fluir. Quando você está cansado, estressado e sobrecarregado, sua motivação para fazer qualquer coisa é geralmente a primeira a ir.

Nossos cérebros processam um mínimo de cinquenta mil pensamentos por dia, com a maioria deles completamente improdutiva. Nós tendemos a ser super critico de nós mesmos, pensando em como nós olhamos e que outras coisas de nós.

Mudar esse tipo de pensamento pode ser positivo e irá ajuda-lo nesse processo. A negatividade é incrivelmente drenante na mente e no espírito e pode lhe atrapalhar tanto no seu pessoal como no profissional

Para treinar sua mente, você tem que redirecionar conscientemente seus pensamentos de uma maneira positiva.

Além de criar pensamentos mais positivos, você precisa tentar criar uma lista mental de prioridades em sua mente, a fim de eliminar o tempo gasto em coisas que realmente não importam.

Faça Sua Agenda

Obtenha um cronograma e observe cuidadosamente todas as atividades que você realiza e o tempo que você gasta para completá-las. Continue fazendo isso por uma semana.

Por exemplo, se você começar o dia em uma reunião com um cliente importante, anote-o.

Em seguida, sua mãe ligou com planos para o jantar para o fim de semana, e você passou 20 minutos conversando com ela. Anotá-la.

Dois dos membros de sua equipe solicitaram instruções para o projeto em andamento e você passou 30 minutos nele. Seu chefe chamou você para um relatório informal de progresso.

No momento em que você saiu do escritório, já era quase a hora do almoço e metade já tinha passado.

Depois do almoço, você passou 20 minutos checando suas contas de e-mail e redes sociais. Em seguida, você se sentou para escrever um relatório, mas teve que atender telefonemas e e-mails.

No final do dia, você ainda não tinha completado o relatório, e seu chefe lhe diz que é devido no dia seguinte.

Você considera trabalhar a partir de casa, mas então você tem que cancelar seus planos de jantar com um amigo que você não tinha visto em um tempo.

Se isso soa como seu dia de trabalho típico, então você precisa trabalhar em suas habilidades de gerenciamento de tempo e corrigir os problemas.

Analise as entradas de sua agenda

Sua Agenda o ajudará a entender precisamente quais atividades durante o dia são produtivas e quais não são.

Ao fazer este exercício, você pode identificar todo o tempo que você está desperdiçando em tarefas triviais que você poderia ter realizado no final do dia, após o trabalho, ou aqueles que não estavam relacionados ao trabalho como um todo.

Você começará a entender melhor a hora do dia em que tem mais energia e quando pode lidar com tarefas práticas.

Você também pode calcular os horários em que provavelmente terá de lidar com pessoas relacionadas ao trabalho, como seu chefe, membros da equipe, clientes e fornecedores.

Isso permitirá que você determine o melhor horário para trabalhar em relatórios e outras atribuições, porque sabe a hora em que você tem menos probabilidade de ser perturbado.

Todos esses pontos o ajudará a descobrir como tornar seu dia mais produtivo, eliminando tarefas desnecessárias e atribuindo mais funções ao tempo em que você pode trabalhar melhor.

Faça Itens de Preferência em sua Agenda

Ter certeza de quais tarefas você deverá realizar em um prazo determinado lhe dará um senso de direção maior, e você se sentirá muito mais confiante em sua capacidade de concluir as tarefas e mais focado no que precisa realizar.

Faça listas em sua agenda que tenham maior prioridade, isso facilitará o seu trabalho e deixará tudo de forma organizada e fácil de se controlar.

Inclua as atividades que o aproximará mais dos seus objetivos.

Uma boa forma é anotar cada tarefa quando ela aparecer. Por exemplo, se seu médico ligar para lembra-lo de que você deve entrar e discutir os resultados do seu trabalho com sangue em dois dias, anote-o. Se um cliente fizer um pedido e solicitar a entrega em uma semana, anote-o.

Ter uma agenda própria com certeza pode ajudá-lo a ser mais produtivo!

Aumente sua Flexibilidade Para ser produtivo

Resultado de imagem para produtividade

Não seja rígido com seus horários e rotinas, isso com certeza não servira nem a você e nem aos que estão em sua volta.

A vida sempre tem maneiras de jogar as coisas em você, assim como você acha que tudo está vindo de uma só vez. Portanto, você também deve aprender a planejar com antecedência e deixar o tempo para o inesperado.

Aumentar sua flexibilidade fará com que sua consistência e sua produtividade sejam muito mais eficazes. Obviamente com um bom plano de ação e um cronograma rigoroso e um local tranquilo e silencioso para que você possa trabalhar.

Porém, como nós já sabemos, é difícil encontrar esse tipo de situação ideal, não é? Em vez disso, aprenda a desenvolver suas habilidades para aprimorar seu foco em qualquer ambiente.

Flexibilidade é uma necessidade dentro de qualquer horário. Sentir como se você devesse manter uma rotina indefinidamente se torna estressante e avassalador.

O pensamento de fazer as mesmas coisas da mesma maneira o tempo todo pode rapidamente degradar sua qualidade de vida.

Lembre-se de que não podemos funcionar em nosso melhor, a menos que nosso coração e alma estejam em alguma coisa.

Conclusão

Irei abordar um pouco mais sobre produtividade em outro post, para que sua leitura não fique desgastante, e possa ser mais proveitosa.

Lembre-se de que, para obter pleno sucesso sua produtividade deve estar em harmonia como um todo. Não faça a ponto de esquecer dos outros pontos importantes da sua vida mas, não deixe de produzir mais que o suficiente para alcançar os seus objetivos! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *