O que é Copywriting Afinal? Conceitos e Definições.

Conceitos e definições sobre copywriting e como utilizar para gerar resultados impactantes no seu negócio.

Você com certeza já deve ter ouvido falar nesse nome difícil de se escrever aí né?

Fique tranquilo que garanto a você que Copywriting só tem o nome complicado mesmo mas, seus conceito é simples, porém, seu uso é bem complexo e exigira de você, assim como exigiu de mim, conhecimentos mais aprofundados sobre Marketing Digital para poder utiliza-lo da forma mais correta possível.

Garantindo então resultados incríveis que só o copywriting pode nos oferecer.

O que é Copywriting?

Copywriting é o processo de escrita de materiais promocionais e de marketing persuasivos que motivam as pessoas a realizarem algumas ações, como por exemplo:

Fazer uma compra, clicar em um link, fazer uma doação para uma instituição ou até mesmo ler um post como esse que contém palavras-chaves e escrita persuasiva para trazer seu foco, interesse e curiosidade no assunto.

Não se engane que copywriting é utilizado somente em meios digitais, nada disso, ele também esta em promoções e, ou propagandas em papel, televisivas e online. Podem incluir materiais falados, como roteiros usados para vídeos ou comerciais, o poder do copywriting vai além…

O Texto nesses materiais é conhecido como “copy”, trazendo então, no nome “ Copywriting”.

Você pode até não notar, mas, o copywriting está em todos os lugares, quando falarmos de uma determinada empresa, seu slogan, logotipo, sua frase impactante e seus comerciais, todos eles e muito mais estão totalmente interligados com o copywriting.

A intenção real de uma empresa é vender, correto? Então pode acreditar que tudo que for relacionado a essa empresa terá copywriting para ajudar a atrair os seus clientes (Público alvo).

Veja Essa imagem do Mc Donalds.

Resultado de imagem para mc donalds
Mc Donalds e suas cores Persuavisas que impactam os seus clientes de formas diferentes.

Veja essas cores fortes que vemos, o vermelho e o amarelos, você sabia que elas não estão ai por acaso? Sim. Exatamente, tanto o vermelho, quanto o amarelo tem seus significados e eu vou explicar pra você quais são.

  • O vermelho estimula o apetite, e pesquisas já apontaram que uma mesa vermelha faz as pessoas comerem mais. Ainda cria um senso de urgência, e não à toa, é extensamente usada por redes de fast food.
  • O amarelo costuma ser usado para prender a atenção, o que é sempre bom para atrair a clientela. Mas cuidado: também é associada a irritação, e lanchonetes de fast food costumam pintar suas paredes de amarelo para que os clientes não demorem muito e liberem espaço para mais pessoas.

Copywriting está em tudo que você imaginar meu amigo!! Ele com certeza é um dos pilares de construção, e tem grande influencia quando falamos em atrair públicos para uma determinada empresa.

Você pode ver que a página foi escrita e projetada para solicitar que você aja de várias maneiras. Você é solicitado a “Leia mais”, “Comece” ou “Siga-nos” nas redes sociais.

Essas são instruções simples que vemos em sites diariamente e são todas as formas de escrita persuasiva. Você está sempre em constante contato com o copywriting, como por exemplo nos canais de yutube, o uso do copywriting e imprescindível para quem tem canais no yutube.

Assim, sua atração e fixação pelo conteúdo é gerada, e você acaba ficando tão entretido com o vídeo, que o próprio yutube passa a divulgar mais aquele determinado canal pra você.

Observação

Copywriting não deve ser confundido com a palavra “direitos autorais”. Direitos autorais se referem ao direito legal exclusivo de reproduzir ou vender o trabalho de alguém, como livros, música ou itens artísticos. O objetivo dos direitos autorais é proteger o material original e evitar seu uso ilegal. Os direitos autorais são designados com o símbolo ©.

Vamos falar um pouco mais sobre copywriting em tópicos para que você tenha uma maior compreensão do assunto.

Oferece um benefício ou promessa exclusiva

Resultado de imagem para copy
Contexto sobre promessas exclusivas e de grande CTA para determinado público.

Vamos falar sobre esse tópico com um pequeno exemplo:

Os proprietários de cachorros têm milhares de opções de produtos a serem considerados, portanto, o copywriting deve diferenciar este produto de comida para cachorro de qualquer outro disponível.

O que torna está a melhor solução (a mais fácil, mais segura, mais saudável, etc.)

Muitas pessoas se referem a isso como sua USP ou proposta de venda exclusiva. O que o torna diferente de todos os outros produtos ou serviços do tipo “eu também”

Copywriting: Provas e Depoimentos

Para garantir que os donos de cachorros não hesitem ou se preocupem que o produto não cumpra o que promete, o melhor é fornecer provas específicas de que o produto funciona, como depoimentos de clientes, resultados de testes em comparação com outros produtos de comidas para os cães, ou um vídeo de marketing sobre como é gostoso e eficiente para uma alimentação mais saudável para eles.

Copywriting: Frase Persuasiva O CTA (Chamada pra Ação)

Se você está tentando fazer com que os donos de cães assistam a uma demonstração desta brilhante invenção de comida saudável, os copywriting deverá orientá-los claramente com uma frase cta, uma chamada para ação, que pode ser algo como “assista a este vídeo para ver como é simples.” Além disso, o copywriting deve oferecer algo especial que faça o dono do cachorro querer agir agora: “Economize R$ 25,00 se você encomendar até a data XX.”

Dizer às pessoas exatamente o que elas precisam fazer em seguida e por que devem fazer agora são duas coisas que todo o material de marketing que você cria deve incluir.

Oferecer bônus, descontos, incentivos e, mais importante, um motivo pelo qual eles deveriam agir agora, em vez de procrastinar, são extremamente eficazes.

Melhorando os Resultados

Resultado de imagem para copy
O Trabalho de Estatística e Desempenho de suas copy é fundamental para garantir o resultado esperado!

Algumas mudanças simples de copy podem aumentar a resposta em 10%, 20% ou até 150%, então vale a pena testar diferentes mensagens e ofertas.

É importante rastrear tudo para entender o que funciona e o que não funciona. Além disso, teste constantemente para ver se consegue melhorar os resultados que já está obtendo.

Conclusão

O tema sobre copywriting, é bem mais abrangente, mas, se pararmos para entender sua real funcionabilidade, você terá uma visão mais clara de como utiliza-lo para melhorar as vendas do seu negócio, ou no negócio que está prestes a iniciar.

Lembre-se, todo negócio tem seu processo de construção e planejamento estratégico, como você viu, até as cores que você utiliza fazem diferença.

Então não vá achando que criar um negócio é só abrir um escritório, botar uns funcionários e pronto. Não inicie jamais seu negócio de forma incorreta, ele com certeza não terá nem sequer espaço para gerar algum resultado.

Fique a vontade para baixar o nosso Ebook gratuito que irá te dar um norte do que deverá ser feito para iniciar seu próprio negócio online do zero.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *