O que é Funil de Marketing Digital? Como Usar?

Ilustração completa de um Funil de vendas Tradicional e mais utilizado

Falar de Funil de Marketing Digital não é tão complicado quanto coloca-lo em prática, que, ai sim é outros 500. Mas, mesmo que você seja leigo ou especialista em funil de marketing, esse assunto será de suma relevância.

Você alguma vez já comprou um curso online? Duvido que a resposta seja não, até porque hoje em dia, as pessoas estão mais propensas a comprar online, se sim, você então já passou por um funil de marketing e nem notou.

Os funis de marketing estão por toda parte no mundo do marketing, por ser uma tática muito importante pra quem trabalha diretamente com marketing, pelo seu potencial de crescimento de marca e atração de clientes.

 As empresas atuais utilizam o funil de marketing mais adequado a sua estratégia, então, falaremos aqui alguns funis com aspectos diferentes, e suas importâncias.

O Funil de Vendas de Marketing

O funil de marketing é um conjunto de estágios pelos quais os clientes em potencial passam, sendo o primeiro estágio o de reconhecimento. Os funis de diferentes tipos são planejados para levar esses potenciais clientes através do caminho do comprador para, em ultima instância, comprar os produtos ou serviços de uma marca.

Estágios do Funil de Marketing

No decorrer dos passos de cada estágio do funil de vendas, a marca precisa acrescentar ao seu público conteúdos relevantes e que cativem as pessoas para então, continuar levando-as para as diferentes etapas do funil. O funil de marketing de forma simples, é o processo de conversão desse determinado público em clientes em potencial, convencendo-os a continuar comprando os produtos da marca.

Os tornando compradores recorrentes e fieis.

Então de uma forma diferente de explicação, o funil incorpora seu público-alvo desde a primeira vez que ele ouve falar de sua marca até a compra de seus produtos e serviços.

Se estiver com dificuldades em entender ainda sobre o assunto, se acalme que iremos trazer alguns funis de forma mais especifica para que compreenda melhor. Um funil de marketing não é um bicho de sete cabeças, mas, assim como qualquer coisa na vida, o conteúdo não pode ser absorvido e compreendido 100% em uma só leitura de alguns minutos.

O funil de Marketing é simples de entender, mais um pouco complexo de se aplicar.

Estágio das Considerações do funil

O meio do funil é o estágio das considerações, que contem leads que estão cientes do problema que enfrentam e agora procuram soluções. Essas pessoas estão interessadas em aprender mais sobre o problema para que possam decidir a melhor forma de encontrar a solução.

Só que eles ainda não estão 100% prontos para se comprometerem com a solução apresentada por você.

Essas pessoas visitaram seu site e estão familiarizadas com sua marca, mas não compraram nenhum de seus produtos.

Eles procuram pela resolução do problema, mas, não estão prontas para comprar ainda em suas mãos. Eles estão na fase das considerações e podem estar procurando mais de 5 soluções e comparando-as para encontrar o produto correto para elas.

É ai que você entra com o destaque, melhor, com o impacto diferencial da sua solução para os problemas que elas enfrentam, busca ser a diferença entre todas as comparações que elas tem em suas mãos.

Então você começa a trabalhar muito bem o Marketing de Conteúdo para essas pessoas, engajando elas com vídeos, e-books podcasts e etc…

Colocar perguntas frequentes. Seu público aqui, esta louco para saber quais são os benefícios do seu produto, o que elas vão ganhar com a compra do seu produto e claro, o preço que é o mais importante.

A Compra pelo Funil

Aqui é o momento em que eles estão totalmente preparados para comprar o produto que ira resolver o problema delas. Estão cientes do que querem , já estão prontos para comprar.

Aqui vem a segmentação dos seus clientes, sendo esse um dos fatores principais pra quem esta pronto para a compra, evitando erros , pois sem a segmentação, ou até mesmo segmentação incorreta, você por exemplo pode ter feito uma formula de lançamento, investindo 100.000,00, e tendo de retorno 50.000,00, um prejuízo muito grande não é?

Depoimentos, Avaliações gratuitas e provas sociais, mesmo que esse público já esteja aquecido, aumenta mais as chances de compra.

O Marketing de Conteúdo

Funil De Vendas, Marketing, Plano, Funil

Praticamente todos os funis projetados iniciam com um marketing de Conteúdo, a apresentação de um conteúdo relacionado a buscas dos seus potenciais clientes.

Nesse exato momento seu público pode ser considerado um público frio (que não esta nem procurando direito pela solução ou nem liga muito para o problema).

Você irá tocar com seu conteúdo na ferida de sua persona, mostrar a ela que ela tem algo a resolver e precisa ser feito o quanto antes, mostrar como pode ser feito e é ai que entra a segunda etapa.

Página de Captura e A Isca Do Funil

Construa uma página de captura de contato. No momento em que sua persona der de cara com o conteúdo e ver que a solução pode ser encontrada de uma forma mais fácil do que ele imaginava, você entrega de graça para ele uma isca digital (por exemplo): Um Ebook, webinars, podcasts, broadcasts, etc…

Algo que possa fazer com que o seu público alcance uma conquista relacionada aquela solução. Um Conteúdo que possa leva-la a outro patamar. Você não irá cobrar nada dela, porém…

Você irá pegar o contato desse público, tornando-os leads em sua lista de contatos, e é aqui que as coisas começam a ficar interessante, porque aquele lead já o vê diferente, como autoridade no assunto, e você passa a ter credibilidade com sua audiência, mostrando que você é especialista em resolver aquele problema dela.

Lembre-se de criar uma Página de Captura bem feita.

Um título claro do item gratuito que você está oferecendo

Alguns benefícios do seu brinde

Gráficos atraentes, mas simples

Um lugar para o cliente inserir seu e-mail

Apenas algumas frases de texto

Lista de e-mail Marketing do Funil

Agora você tem o contato daquela pessoa, mas o que eu vou fazer com o contato dela?

Você vai passar para a próxima etapa meu amigo! Agora com uma lista de contato do seu público, você pode interagir com ele de uma forma mais intima digamos assim.

Você utilizará o contato do seu lead (um e-mail por exemplo) para enviar mensagens para ele, com mais conteúdo seu, por exemplo.

Chamando-o para seus posts recentes no site, vídeos do seu canal voltado para aquele problema. Criando um relacionamento com sua persona, e mostrando a ele mais e mais a autoridade que você tem com aquele assunto.

Fazendo as Vendas No funil

Lembre-se de que esse tipo de funil é mais generalista, é o mais tradicional, existem vários outros tipos de funil de marketing, mas, o formato mais utilizado é esse.

Depois de ter criado o relacionamento com seu público, está na hora de conectar os elementos do seu funil.

Fazer a conexão do seu serviço de e-mail com sua página de vendas (o destino final do seu cliente).

Precisa colocar também um código de rastreamento em suas paginas de destino para ter certeza de onde vem aqueles leads.

Agora é a hora de direcionar com mensagens persuasivas, o famoso copywriting, direto para sua pagina de vendas, aonde os seus potenciais clientes irão de fato conhecer o produto e a solução tão esperada para eles.

Relacionamento continuo

Não deixe que eles venham e simplesmente sumam para sempre, faça sempre contatos de relacionamento aumente sempre sua autoridade entre seu público.

Por que eles serão potenciais comprados contínuos para o seu negócio.

Faça ofertas Exclusivas

Promoções

Brindes e Descontos.

Conclusão

O funil como você mesmo pode ver não é algo tão dispendioso, pode ser trabalhoso e até um pouco complexo, mas pode garantir que os resultados são surpreendentes.

Faça da forma correta e você terá muitos resultados expressivos, isso eu lhe garanto meu amigo.

Se você tem interesse em criar sua própria estrutura de funil que vende muito!!

Veja o Video abaixo Dessa Especialista de Marketing Digital que ja Faturou mais de 180 mil reais até agora!

Clique Para Assistir

Clique Aqui Para Ser Direcionado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *