O Que é Marketing de Conteúdo? Conceitos e Definições

Tudo Sobre o Marketing de conteúdo e Seu papel fundamental na busca de fonte de trafego para seu site

O marketing de conteúdo tem sido utilizado de uns tempos pra cá por muitas pessoas, por terem a visão de que o marketing tradicional já não funciona tão bem quanto antes.

A novidade agora é produzir conteúdo de qualidade para sua audiência e fazer com que eles criem relacionamento com você para então você se posicionar com seu produto e marca perante sua persona como alguém de autoridade no seu nicho.

Inserido o Marketing de Conteúdo em sua Estrutura.

O marketing de conteúdo é uma abordagem de marketing estratégica focada na criação e distribuição de conteúdo valioso, relevante e consistente para atrair e reter um público claramente definido  e, em última análise, para impulsionar uma ação lucrativa do cliente.

Em vez de lançar seus produtos ou serviços, você está fornecendo conteúdo verdadeiramente relevante e útil para seus clientes em potencial e ajudá-los a resolver seus problemas.

O marketing de conteúdo é usado por marcas líderes

Nossa pesquisa anual mostra que a grande maioria dos profissionais de marketing está usando marketing de conteúdo. Na verdade, ele é usado por muitas organizações proeminentes no mundo, incluindo P&G, Microsoft, Cisco Systems e John Deere. Também é desenvolvido e executado por pequenas empresas e lojas individuais em todo o mundo.

Por quê? Porque funciona.

O marketing de conteúdo é bom para seus resultados e para seus clientes

Especificamente, existem três razões principais, e benefícios, para empresas que usam marketing de conteúdo:

  • Vendas aumentadas
  • Poupança de custos
  • Melhores clientes que têm mais fidelidade
  • O conteúdo é o presente  e futuro  do marketing

Volte e leia a definição de marketing de conteúdo mais uma vez, mas desta vez remova o que é relevante e valioso.

Tá Aí! A diferença entre o marketing de conteúdo e o lixo informativo que agente vive recebendo de todo o tipo de empresa que fica tentando vender alguma “coisa” pra nós. Todos os dias recebemos informações, só que em sua maioria das vezes não são informações relevantes ou que trazem algum conteúdo valioso que possa nos impactar (De forma bem resumida, um spam o tempo inteiro).

È exatamente por esse motivo que o marketing de conteúdo é tão revolucionário atualmente, diante de tanto conteúdo massivo e chato.

Os Infográficos No Marketing de Conteúdo

Estatística, Analítica, Diagrama, Gráfico De Pizza

Geralmente, são gráficos longos e verticais que incluem estatísticas, tabelas, gráficos e outras informações.

Os infográficos podem ser eficazes porque, se forem bons, podem ser divulgados nas redes sociais e publicados em websites durante anos. Você pode obter um infográfico com design profissional contratando um empreiteiro em um site como o oDesk ou, se quiser eliminar parte do risco, pode ir com uma empresa como a Visua.ly.

Um infográfico decente geralmente custa pelo menos US $ 1.000 para ser projetado, mas pode custar vários milhares de dólares se você estiver contratando um empreiteiro ou agência para incluir estratégia e planejamento, pesquisa, redação e design.

Há também a questão de divulgar esse infográfico para blogueiros e para a mídia. Ou você pode criar um quadro no Pinterest e organizar infográficos sobre um tópico relacionado ao seu negócio.

Essa também é uma forma de marketing de conteúdo e não custa nada além de seu tempo.

Web Sites e Seus Marketings de Conteúdo

Já ouviu falar do guia iniciante para SEO da Moz?, um provedor de ferramentas e recursos de SEO. È um recurso, oferecido de forma grátis, e foi visto só apenas algumas milhões de vezes, trazendo inúmeros clientes que de outra forma nunca teriam encontrado o Moz e os serviços que eles oferecem.

. Ou dê uma olhada em um estudo de caso da empresa de design Teehan + Lax. A maioria dos estudos de caso é entediante. Seus estudos de caso são fascinantes.

Essa é a diferença entre simplesmente colocar conteúdo em seu site e marketing de conteúdo.

Livros Como os filmes.

 as pessoas costumam pensar que os livros estão se vendendo, mas os profissionais de marketing experientes não vendem livros apenas para vender livros, eles vendem livros como ferramentas de marketing.

O manual de vendas de Michael Port., Book Yourself Solid, é uma ótima leitura para empreendedores, vendedores e profissionais de marketing, e embora eu tenha certeza de que Port. gosta de vender seu livro, o livro é uma ferramenta para direcionar os clientes aos seus serviços de coaching e palestra.

Embora com a auto publicação seja mais fácil do que nunca publicar um livro, ainda há a percepção de que é difícil e que apenas profissionais de boa reputação podem publicar um livro de negócios.

Publique o seu próprio e, mesmo que as pessoas não leiam, você ainda pode usá-lo como uma forma de marketing de conteúdo sempre que for apresentado como “Autor de …”

Esses são apenas alguns exemplos de marketing de conteúdo. Eu também poderia ter mencionado White papers, e-books, aplicativos, falar em público, apresentações e blogs. Livros inteiros foram escritos sobre o uso de cada um deles nos esforços de marketing de conteúdo.

Por que usar o Marketing de Conteúdo Afinal?

Por que o marketing de conteúdo constrói um tipo de relação entre você e seu cliente, o momento em que o cliente lê o conteúdo que lhe foi muito relevante ele passa a ter frequência de visita em seus artigos, pois para ele o seu conteúdo é excecional.

Veja só um ciclo que eu conheci recentemente e que demonstra isso que citei de forma clara e objetiva.

Consciência.

Antes da conscientização, um cliente pode ter uma necessidade, mas não sabe que existe uma solução

Pesquisa.

Assim que o cliente souber que existe uma solução, ele fará pesquisas para buscar informações mais precisas sobre o assunto. Exemplo, um comprador de carro tentará descobrir quais tipos diferentes de carros existem e qual deles atenderá às suas necessidades.

Consideração.

Nesse ponto, o cliente começa a comparar diferentes produtos de diferentes fornecedores para ter certeza de que estão recebendo um produto de alta qualidade a um preço justo.

A Compra.

Finalmente, o cliente com todas as duvidas sanadas, e no momento de sua tomada de decisão ele efetua sua compra.

Esse é o exemplo perfeito de como funciona o marketing de conteúdo. O trabalho deve ser feito da forma certa para se obter êxito. È como eu sempre digo aqui, o marketing Digital é trabalhoso é pra pessoas que realmente querem agarrar as oportunidades e investir sem esperar que o retorno seja do dia pra noite.

Mais com a construção de sua estrutura, o seu retorno é 100% garantido, não importa quanto tempo leve, vai depender somente de você pra fazer acontecer…

Conclusão

O marketing De conteúdo não era algo tão utilizado, mas, passou a ser, após ser comprovado a sua eficácia, mas sua existência não é de hoje, e com certeza seus resultados pra quem já o utilizava antes, eram muito superiores compara a quem nunca os utilizou.

Obrigado por chegar Até aqui!! Fique a vontade para ler mais artigos do meu site e conhecer um pouco do meu trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *