Tráfego Orgânico O que é? Conceito e Definição

Resultado de imagem para trafego organico o que é
Conceitos e definições sobre Tráfego Orgânico

Você com certeza já deve ter ouvido falar sobre tráfego orgânico, pago , direto, de referência, de e-mail marketing e etc…

Tenho certeza de que se você já ouviu falar, com certeza não sabia que existia tantas variações relacionadas ao trafego.

Hoje iremos falar sobre o Tráfego Orgânico, um dos mais utilizados por geradores de conteúdo, afiliados e influencers.

Princípios do Tráfego Orgânico

Tráfego orgânico é todo o tipo de fonte de tráfego que você consegue atrair para por exemplo, o seu site, através dos buscadores como o google, sem a necessidade de gastar com anúncios pagos.

Essa é a forma mais clara de se dizer o que é realmente o tráfego orgânico. Você investe seu tempo e energia para construir uma estrutura que pode ser encontrada de forma natural e espontânea pelos seus visitantes, tanto nas buscas do google, como também nas redes sociais.

Enfim… Qualquer lugar que tenha tráfego, você irá atrair pessoas sem gastar dinheiro com anúncios pagos.

Ter em mente principalmente que a primeira coisa que você tem que se atentar é a qualidade do servidor adquirido para o processo de construção do seu site (utilizarei o site como exemplo, mas tráfego orgânico pode ser gerado em qualquer lugar que tenha uns grandes números de acessos).

Garantir um bom uptime, no caso, um site estável e no ar 24 horas por dia. Um ótimo exemplo é uma loja virtual, quando você faz alguma promoção ou um lançamento de um produto, e o seu site recebe de forma repentina um grande número de acessos.

O servidor deve garantir a capacidade suficiente para que não aja uma queda em sua hospedagem, e seu site acabe ficando fora do ar.

Domínio De Qualidade

Resultado de imagem para trafego organico o que é
Conceito e Definição sobre dominio e por que ele precisa ser de qualidade

Eu nem precisaria falar disso aqui, mas, vamos lá! Ter um domínio hoje é algo que com certeza garante a credibilidade do seu site, como também sendo um domínio seu, você pode utiliza-lo como desejar.

Não correndo também o risco de ficar sem o nome da sua loja por conta da compra do nome no domínio por outra empresa/pessoa.

Sistema Responsivo

Busque por hospedagens que tenha uma ótima arquitetura e design, caso você não venha a ser um programador, procure por sistemas que seja simples e fáceis de utilizar.

Conhece o WordPress? Talvez já tenha ouvido falar sobre certo?

Vou deixar aqui o site dele para você conhecer e obter mais informações sobre essa maravilhosa ferramenta de construção de sites mais simples que lavar uma louça!

Outro aspecto indispensável é que a plataforma seja responsiva, ou seja, adaptável para qualquer dispositivo, sobretudo os smartphones.

Para se ter uma ideia, hoje 7 em cada 10 consumidores utilizam o smartphone para comprar online, segundo um estudo da CNDL e do SPC Brasil.

Preocupar-se em ter uma loja responsiva é indispensável em um cenário no qual a maioria das compras online já são feitas na palma da mão, devido à praticidade e agilidade dos dispositivos móveis.

Tráfego Orgânico: SEO

Computador, Resumo, Gráfico, Negócios, Seo, Crescimento

Tenha em mente que o tráfego orgânico é o que mais vai te gerar resultados a médio e longo prazo, pode ser um processo bem desafiador no início, mas seus resultados fins, são os melhores até hoje!!

Não vou falar muito sobre SEO aqui, só o necessário para que você tenha o mínimo de conhecimento, tenho um artigo completinho sobre SEO Aqui mesmo Basta dar um clique aqui e você será direcionado pra lá!

SEO(Search Engine Optization) nada mais é do que o conjunto de técnicas de otimização para sites, blogs e páginas na web. Optimizações essas que tem como visão alcançar os primeiros rankings, trazendo uma boa quantidade de tráfego orgânico, autoridade e credibilidade para sites e blogs.

Por isso, preocupe-se sempre com a velocidade do seu site (um dos principais critérios de bom desempenho em SEO), além de buscar implementar estratégias de link building, inserção de tags e fazer o trabalho com palavras-chave.

Tudo isso ajudará a melhorar o posicionamento do seu site  para os mecanismos de buscas atuais.

Tráfego Orgânico: Marketing de Conteúdo

Um dos pontos chaves para quem trabalha como Marketing Digital, ou por algum outro motivo tem sites/blogs. O Marketing de Conteúdo é tudo aquilo que seja relevante para o leitor e visitante do google.

O Google utiliza as palavras-chaves encontradas no seu artigo para facilitar a indexação do seu conteúdo no buscador, e assim o seu público alvo o encontrar.

Mais não vá achando que é simplesmente copiar e colar conteúdos por ai que você vai conseguir ser encontrado não meu amigo! Produzir conteúdo de qualidade é o que vai garantir sua estadia nos primeiros rankings dos buscadores atuais.

Assim como o Google por exemplo, tem varias regras para que você criador de conteúdo, e eu, venhamos seguir a risca.

Veja aqui algumas regras que devem ser seguidas para você que quer ter um site indexado no Google.
  • Sites que copiam e republicam conteúdo de outros sites sem adicionar conteúdo original ou valor
  • Que copiam o conteúdo de outros sites, fazem pequenas modificações (por exemplo, usando sinônimos ou técnicas automatizadas) e o publicam novamente
  • Reproduzem feeds de conteúdo de outros sites sem fornecer qualquer tipo de organização ou benefício ao usuário
  • Sites voltados à incorporação de conteúdo, como vídeos, imagens ou mídias diversas de outros sites sem acrescentar valor significativo para o usuário.

Por que Usar o Tráfego Orgânico?

Como já citado logo no inicio do artigo, o tráfego orgânico, pode ser bem desafiador, por ter a questão de criação de seu próprio conteúdo original (isso pra quem quer ter chances de resultados nesse mercado).

Mais suas vantagens vão muito além…

Imagina você criando conteúdo hoje, e daqui a 10 anos esse mesmo conteúdo continuar gerando renda passiva mensal direto pra sua conta. Uma maravilha isso, não é? Esse é o poder do tráfego orgânico, plantar hoje para colher amanhã…

Como eu gero renda através do tráfego orgânico? Clique aqui e será direcionado para o nosso artigo que fala de forma completa sobre esse assunto.

Tráfego Orgânico: Totalmente Escalável

Enquanto você tiver dinheiro o seu trafego vai continuar entrando… Isso é o que acontece quando você investe somente com trafego pago. Mas o jogo muda totalmente quando falamos da construção do tráfego Orgânico.

Enquanto seu sites estiver no ar e você continuar criando conteúdos de relevância para sua audiência, seus resultados só irão aumentar, tornando seu negócio totalmente escalável, esse é o grande pulo do gato amigo(a).

Sua autoridade como expert no seu seguimento só irá aumentar e você será visto como especialista no que faz e no que fala, pode ter certeza que, o produto que você anunciar para sua audiência será comprado com tanta facilidade que nem irá precisar de copy para suas vendas.

Como Gerar Tráfego Orgânico?

Crie sua persona.

Pergunta, Desconhecido, Esquecido

Busque pelo seu público alvo, busque pelo grupo de pessoas que tenham ações em comum e baseia-se nelas para criar seu avatar.

  • O que elas mais gostam de fazer
  • Quais os seus maiores medos
  • O que impede elas de tomarem os próximos passos
  • Quais são seus maiores sonhos/objetivos
  • Aonde elas pretendem chegar. E como elas querem Fazer para chegar lá!

Aqui eu só listei alguns exemplos para você seguir, ter um norte do que começar a fazer para criar sua persona. Focar no seu público e em seus aspectos é com certeza o mais importante para compreende-los.

Tráfego Orgânico: Faça o 80/20

Construa 80% de conteúdo para sua audiência, focando totalmente na dor delas, o que elas mais procuram como solução para os seus problemas. E como chegar até suas próprias conquistas sozinhas.

E somente 20% será utilizado para fazer as suas propostas de vendas e promoções. As pessoas sempre tiveram o costume de se esquivar de anúncios, e eu te garanto meu amigo, você fizer exatamente os 80/20% e não 20/80% as pessoas não verá você como vendedor, e sim como um expert na área, e vão ficar sedentas por comprar em suas mãos.

Conclusão

Seja curioso, aprenda a aprender, quanto mais conhecimento você adquirir, mais perto do sucesso você chegará, espero ter ajudado bastante com esse conteúdo e fique a vontade para acessar vários dos meus outros artigos que, o ajudará a chegar em seu sucesso!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *